Sunday, June 17, 2007

O Sr. Professor Henrique

São várias as vezes em que me lembro de uma frase que o meu pai me disse quando me apanhou a dizer uma mentira - era eu pequena e muito traquina - :
- "As relações são complicadas e requerem muito trabalho. Constroem-se tendo por base a confiança e demoram a crescer. Contudo, num ápice se desmoronam se não se tem cuidado. São como uma floresta, demoram tempo a crescer, mas...."

Na altura, claro que ouvi e disse que sim com a cabeça como uma miúda que de repente se apercebe de algo que fez mal, mas, na verdade, acho que não liguei muito.
E hoje em dia vejo que é verdade. Qualquer relação precisa de ser cuidada, é necessário limar-se as arestas para que ninguém se fira.

Assim como a confiança, temos a cerimónia.

Sim, a cerimónia. Esta é essencial para que as pessoas percebam o quanto devem ter a outra pessoa em conta. Dizer sempre "olá", por exemplo. É um gesto pequeno, mas um requesito importante.
Bem me lembro, mais uma vez, de ouvir o meu pai dizer-me:
- É de manhã, mas faz favor de dizeres "bom dia" - e eu, meia a dormir lá balbuciava qualquer coisa que fazia de conta que era o tal "bom dia" que ele queria.

E de facto aprendi! Acho que foi por estas pequenas lições que viver em Erasmus com a mesma pessoa no mesmo quarto correu bem! Ou então não, se calhar foi mesmo só porque a gaija era do melhor. Mas o que é certo é que aprendi...e não é isso que interessa?

1 comment:

Anonymous said...
This comment has been removed by a blog administrator.