Saturday, June 23, 2007

Ma dai...non è bello?

A Vocação de São Mateus

Foi há coisa de um ano e meio que vi pela primeira vez um quadro de Caravaggio. Este, por sinal. E quando hoje entrei no Palazzo Barberini e vi o "Narciso", percebi que, de facto, este pintor me deixava boquiaberta.

Em cada quadro há um jogo de luzes fantástico que consegue retratar a realidade ao mesmo tempo que mostra quem é ou não importante no quadro. Podemos ver isso neste exemplo, em que a luz da janela entra iluminando perfeitamente determinadas partes do corpo de alguns e deixando outras na escuridão.

Para além disso, a forma como o pintor pinta a cara de cada um é uma completa exposição de sentimentos. As expressões significam sempre alguma coisa, nunca deixam uma pessoa indiferente. Os velhos, por exemplo - ainda hoje a minha companheira de viagem (lol) e eu comentávamos isto - têm sempre uma rugas profundas que marcam uma vida cheia de emoções, ou então marcam apenas a alegria/tristeza do momento, mas marcam sempre algo.

Não acredito que alguém veja um Caravaggio e não sinta qualquer coisa.

Pena pena é a exposição dele cá em Roma ter acabado há uns tempos..senão..


3 comments:

JPC said...

Caravaggio representa "excelência". Para mim é isso.
A morte de Holofernes; Ceia em Emaus (ambas, mas mais a primeira); A traição de Cristo; O sacrifício de Isaac (o segundo); são as que mais me impressionaram. Pena que projectadas numa tela... :)

maria said...

e quem foi que to mostrou, quem foi?:P

JPC said...

O Pinto! :P