Sunday, July 15, 2007

Lord Henry..will it be forever?

"Sempre! Que palavra terrível. Estremeço de cada vez que a ouço. As mulheres gostam tanto de a usar. Estragam o romance com a teima de que deve durar para sempre. E além disso é uma palavra que não significa nada. A única diferença entre um capricho e uma paixão eterna é que o capricho dura mais tempo".

Oscar Wilde
O retrato de Dorian Gray

2 comments:

Catarina said...

Dos meus livros preferidos! Em poucas personagens Oscar Wilde consegue ilustrar as diferentes facetas da existência humana: a amizade, a obsessão, a paixão, a desilusão, o amor, o ciúme, o vício, a juventude (tão mais do que os nossos primeiros anos de vida), a mortalidade inevitável, a dualidade. E nós as duas, como Gémeos, entendemos alguma coisa de dualidade, de inconstância, da dificuldade em nos comprometermos com um lado, com uma versão. Nada é linear, e não tinha graça nenhuma se fosse.
"Corpo e alma, alma e corpo - que mistério! Havia animalismo na alma, e o corpo tinha os seus momentos de espiritualismo".

Nada a ver com o teu post, mas it's us anyway.
Adoro-te!

Carol said...

Adorei ler este livro... uma surpresa. Escolhido por acaso de uma estante infindável de pequenos livros de bolso ingleses, para ser devorado nos últimos dias de um inter-rail( símbolo da insaciável juventude tão aclamada nas páginas deste livro!!) e partilhado com entusiasmo com outra gente rude do combóio!!
A obra exalta o belo, a vaidade e o decadentismo, questiona a moral e a ética, explora a superficialidade e o mundo das aparências( looks can be deceiving...!!) e proclama o carpe diem!! Td sem esquecer o reverso da medalha( a consciência, o envelhecer...) que, apesar de bem escondido e dissimulado não desaparece, assombra. Tema bem ajustado aos nossos dias...
Fico mesmo contente por ver que acertei ao aconselhar-vos " O Retrato de Dorian Grey" e de ver que também vos entusiasmou tanto como a mim! Será mm por sermos Gémeos Jules? Ou é do livro...? Franzem-me a cara sempre que digo de que signo sou... mas até essa reacção me faz adorar sê-lo!
Mil beijinhos para as duas***